Espaço do Membro Metodista


A Dor precisa ser Sentida.

Neste mundo estamos sujeitos a tudo, existem dores mais intensas, outras que machucam mais são suportáveis. Mais dor é dor, elas ferem nossa alma, nos faz pensar em desistir, mais a dor aproxima pessoas, é na dor que buscamos mais a Deus, é em meio a dor que descobrimos que somos mais fortes do que pensamos, pode ser que ela nos quebre, venha a partir nosso coração, mais em meio a ela estamos sensíveis a voz de Deus, foi em meio a dor que você foi salvo. A dor deixa cicatrizes, marcas de uma guerra que você foi capaz de vencer. A dor não é o fim, ela precisa ser sentida através dela você se torna mais humano, mais dependente de Deus. A dor uma hora chega ao fim, e te faz ser mais forte diante a tantas adversidades da vida. Não desista em meio as dores, olhe para a cruz e tenha a certeza sua vitória será maior do que ela. Mesmo em meio à dor, louve ao SENHOR.

Isadora Lima

_________________________________________________________________________
                                                                             

 “ AMAR MAIS A DEUS ! ”      
                      Meditação no. 565 – Ano 12 – 02.04.15 - HWL2-276                                                                                               

Humberto C. Lago

Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam ” (I Corintios 2.9)

Todos nós amamos a Deus, de uma forma ou outra, de modo espontâneo ou por retribuição, superficial ou profundamente, esporádica ou metodicamente. Amar “mais” a Deus deveria ser algo prioritário nas nossas vidas; deveríamos fazer isso com zelo e fervor, de modo sistemático e crescente; deveríamos buscar isso como uma necessidade imperiosa; deveríamos ter uma visão clara e segura das implicações e benefícios de amar mais ao Senhor; mesmo que você tenha 50 anos de vida cristã, ainda assim há oportunidade de avanços nos meios e instrumentos de amar a Deus.  

Esse aprofundamento no relacionamento com o Pai, vai provocar uma revolução nas nossas vidas por que: buscaremos mais sua face e comunhão com Ele; buscaremos maior conhecimento de sua palavra; teremos ansiedade em conhecer sua vontade e planos para nós; seremos alimentados e fortalecidos pelo Espírito Santo; testemunharemos com ousadia a doutrina cristã; investiremos mais tempo na nossa capacitação espiritual e energia na obra do Senhor.

Amar mais a Deus significa concluir que estamos insatisfeitos com o nível atual do amor dedicado a Ele. Por quê? Porque Ele tem coisas grandiosas para operar em nossas vidas, porém está impedido de fazer isso por nossa instabilidade espiritual e pouco comprometimento com a missão! O Senhor aguarda de nós novas iniciativas e manifestações mais efetivas!

Se formos listar as coisas que o Pai Celestial já fez em nosso favor – as quais foram certamente movidas pelo seu grande amor por nós – e a seguir a compararmos com nossa relação daquilo que temos feito a Deus por amor, veremos que há um enorme abismo entre ambas. Isso deve levar-nos a tomar atitudes e posturas corretivas, dedicando maior tempo ao cultivo da vida cristã.

A bíblia nos lembra que aqueles que decidirem crescer no amor a Deus receberão uma bênção especial e importante. Adicionalmente, ela diz que homem algum jamais imaginou ou concebeu o qual será esse galardão/prêmio. Em outras palavras, o Senhor está nos desafiando a buscar essa graça. O maior beneficiário dessa busca é o próprio ser humano. Deveríamos enfatizar a busca de avanços na comunhão e intimidade com o Criador. Se isso não ocorrer, motivado pelo desejo de uma vida cristã mais efetiva, então que seja por esta expressiva promessa bíblica. Note-se que as Escrituras não dizem que Deus “vai preparar”, mas sim que Ele “já tem preparado” algo. Ou seja, o Senhor já tem a bênção pronta para derramar sobre nós. Aleluia! Glória a Deus! Espero que a nossa sensibilidade espiritual nos mova a amar ainda mais nosso querido e precioso Deus. Amém !

   _________________________________________________________________                                                                                                                       

 “ CURRÍCULO CRISTÃO ”      
                 Meditação no. 564 – Ano 12 – 26.03.15 - HWL2-275                                                                                                                               


Humberto C. Lago

Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo Senhor, Deus de Israel; e, segundo a boa mão do Senhor, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira ” (Esdras 7.6)

Como está seu currículo da vida cristã? Você está satisfeito com sua capacitação e com os frutos dela decorrentes? Enriquecer seu currículo espiritual é uma prioridade sua? Sei que estas perguntas não são fáceis de responder. Entretanto, o Senhor nos confronta porque tem um plano divino para executar e necessita de nossa participação nele.  

Esdras era um servo do Senhor, zeloso, fiel e consagrado; ele tinha uma função específica na igreja (escriba), a qual desempenhava com obediência e o temor do Senhor. Em dado momento de sua vida, Deus o convocou para a função de liderar o retorno do povo de Deus ao seu país. Israel estava escravo, em terra estranha, por mais de 50 anos, quando o rei resolveu permitir que cerca de 1.000  israelitas voltassem à Jerusalém para o trabalho de reconstrução dos muros da cidade e do templo.

Esdras era um servo com currículo: a bíblia relata, uma a uma, as 15 gerações anteriores até chegar a Arão, o sumo sacerdote. Ou seja, ele era um cristão, digamos assim, de berço. Se eu tiver que voltar no tempo, terei dificuldades em dizer o nome correto de meus avós paternos e maternos. Desconheço, por completo, minhas gerações anteriores, bem como se eram cristãos ou não!

Deus sabia da dedicação de Esdras. As escrituras dizem que a boa mão do Senhor estava sobre ele. Ou seja, o Senhor dá plena cobertura espiritual para os seus servos, quando envolvidos na sua obra e vai à nossa frente, abrindo as portas e derrubando barreiras. Aprouve ao Senhor escolher Esdras para ir falar com o rei da Babilônia, a fim de pedir-lhe autorização prévia para a saída de um grupo de conterrâneos seus, por alguns anos, até concluírem aquela grande obra. Eram também necessários recursos financeiros, os quais foram levantados entre os israelitas, apesar de escravos.

Na reunião entre o rei da Babilônia e Esdras, este pede diversas coisas ao rei, que decidiu dar-lhe “tudo” o que lhe fora pedido! Adicionalmente o rei deu-lhe ainda mantimentos, recursos monetários e animais para serem sacrificados no templo. Esdras saiu daquela reunião com um decreto em mãos, assinado pelo rei, podendo transitar livremente por todo o império, ele e sua equipe.

É extraordinária a ação de Deus na sua igreja; é extraordinário ser integrante do povo de Deus. Mesmo na escravidão, o Senhor estende sua boa mão e age no coração dos nossos dominadores e inimigos, fazendo milagres impensáveis e impressionantes. Glória seja dada a Deus. Amém !

        __________________________________________________________________

 “ MANDAMENTOS, ESTATUTOS E JUÍZOS ”  
 Meditação no. 563 – Ano 12 – 19.03.15 - HWL2-274  

Humberto C. Lago

Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir ” (Deuteronômio 6.1)

Depois de 430 anos de escravidão no Egito; depois de mais 40 anos peregrinando no deserto, o povo de Israel está pronto para entrar na terra prometida. As experiências dos israelitas, com o seu Deus, nos últimos anos, foram profundas e repletas de milagres. Será que havia necessidade de algo adicional, que o povo precisasse saber, antes de entrar na terra prometida? A resposta correta é: Sim, havia ainda algo importante que o Senhor queria dizer ao povo! É o que veremos a seguir:

Para que esta nova fase da vida do povo fosse bem sucedida, era necessário o preenchimento de alguns pré-requisitos: Israel deveria observar Mandamentos, Estatutos e Juízos, criados pelo Pai Celestial. “Mandamentos” são normas gerais, em forma de leis, que expressam a vontade de Deus, os quais deveriam ser cumpridos fielmente pelo povo. Em segundo lugar, o Senhor deixou para eles “Estatutos”, isto é, regulamentos, formas de conduta, instruções operacionais de como deveria funcionar a igreja, o governo, as famílias e o relacionamento entre eles. Por fim, Deus determinou ainda “Juízos” que deveriam ser observados pelo povo judeu, objetivando capacitar as pessoas para que elas pudessem saber distinguir o verdadeiro do falso; o certo do errado; o justo do injusto. Só assim eles não iriam errar, nem cair em pecado. Deus queria um povo santo, na terra prometida; por essa razão deixou-lhes provérbios, conselhos e admoestações.

O Senhor complementou estas instruções dizendo ainda: Esse material que vocês estão recebendo deve ser “ensinado” ao povo, de forma constante, desde a infância até a fase adulta, para que estas instruções sejam adequadamente “cumpridas”. Isto é, teoria acompanhada de exercício prático.

Se o nosso país quiser viver uma vida plena, tendo harmonia e paz, felicidade e esperança, isso será possível voltando-nos para os princípios divinos. Se nós quisermos ter famílias unidas, vivendo em retidão e justiça, só se fundamentadas na Palavra. Como pais, podemos dar aos nossos filhos belos carros, instrução secular excelente e outras coisas materiais. Do ponto de vista espiritual, eles precisam, em primeiro lugar, é de uma instrução religiosa, da doutrina cristã, pois só ela edifica para a eternidade. Precisamos gastar mais tempo com nossos filhos, ensinando-os o mesmo que Israel aprendeu, pois só assim eles cumprirão os propósitos divinos.


Enquanto escrevia, lembrei-me que como pai deveria ter lido e estudado o livro de Provérbios com minhas filhas; que a escola dominical deveria enfatizar mais o estudo deste livro; que cada um de nossos adolescentes deveria ler e refletir sobre ele, quando tivesse 15 anos, e depois repetir a leitura aos 20 anos, porque sem sabedoria, eles serão privados de uma vida cristã vitoriosa. Amém !

__________________________________________________________________________________

“ A N C I Ã O S 
Meditação no. 562 – Ano 12 – 12.03.15 - HWL2-273 

Humberto C. Lago

Então, Boaz, disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom ” (Rute 4.9)


Que função ou importância tem, para a vida da igreja, os anciãos? Eles devem se limitar a frequentar suas atividades e a ouvir as mensagens pastorais, ou teriam ainda algo adicional a oferecer para o avanço da igreja? Qual a visão que os anciãos da igreja têm de seu papel nela?

Na igreja primitiva, os anciãos eram muito importantes. Existia um conselho de anciãos, com atribuições específicas. Eles eram respeitados, ouvidos e chamados a desempenhar certas funções. Essa estrutura funcional não foi ideia de sacerdotes nem de líderes religiosos, mas partiu do próprio Senhor. Por quê? Porque na visão divina os anciãos tem valor, tem uma contribuição a dar e, portanto, devem estar envolvidos regularmente na obra de Deus. O versículo acima relata que Boaz, antes de tomar Rute por esposa, ouviu e obteve a aprovação prévia dos anciãos, conforme determinava a lei judaica. É evidente que o passar dos anos limita um pouco seu vigor físico; por outro lado, esse processo também enriquece seu intelecto, espiritualidade e sabedoria.

Infelizmente, hoje em dia, em nossas igrejas, não existe mais o conselho de anciãos. Nem por isso, eles perderam, aos olhos do Senhor, sua relevância! Os anciãos tem a oportunidade de ser bênção nas igrejas onde estão. Eles podem tomar a iniciativa e buscar seus pastores, para dialogar sobre as prioridades, meios e formas de levar adiante a obra de Deus, de uma maneira mais eficaz e menos errante. Seus anos de vida, sua variada experiência, sua maturidade tem muito valor e devem ser usadas para evitar a perda de tempo e desperdício de valiosos recursos materiais e humanos.

Vivemos uma época de incertezas e crises, de insegurança cívica e social. Esses homens e mulheres de Deus, de vida fiel e integra, têm a oportunidade excelente de falar com autoridade do poder de Deus nas horas difíceis; eles devem manter a igreja firme na esperança; eles devem nos alertar que hoje é o tempo de viver firmado nas promessas de Deus, da mesma forma que Israel viveu lá no passado centenas de anos na expectativa da vinda do Messias.

Hoje é o tempo de envolver, valorizar, ouvir mais os anciãos de nossas igrejas. Hoje é o tempo de os anciãos da igreja se levantarem, no poder e unção de Deus, para dar um testemunho edificante. O mundo não vai acabar num caos, porque o Pai Celestial está no comando. Ele governa este universo com sua forte mão. O Senhor espera um envolvimento maior e mais efetivo dos anciãos e anciãs de nossa igreja, para que ela continue firme e vitoriosa, mesmo em tempos de crise. Amém !
__________________________________________________________________________________________





 “ RECEBIDO NO CÉU ”      
Meditação no. 561 – Ano 12 – 06.03.15 - HWL2-272  


Humberto C. Lago

De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido
no céu e assentou-se à destra de Deus ” (Marcos 16.19)


Após a ressurreição de Jesus, diz a bíblia, ele foi “recebido” no céu pelo Pai. Como as Escrituras não mencionam maiores detalhes deste fato, gostaria de refletir com você a respeito dele, imaginando esse acontecimento impar na vida da humanidade:

1.-Jesus recebeu do Pai uma missão difícil e mesmo assim cumpriu-a integralmente. Era uma missão espinhosa, sofrida e terminaria tragicamente com sua morte física, depois de um julgamento manipulado, envolvendo injustiças, mentiras, ciúmes e traição; 2.-Em mais de uma oportunidade Jesus teve a chance de desistir da missão. Mas ele continuou firme, aproveitando a situação desfavorável para ensinar novas lições aos seus apóstolos. Se ele desistisse agora, como se cumpririam as promessas do Pai Celestial? E como ficaria o plano divino de salvação do mundo? Por isso ele foi até o fim. Que lição importante para nós: comprometimento com a obra de Deus; assumir e cumprir as responsabilidades religiosas assumidas; 3.-Por todos esses fatores, creio que Jesus teve uma calorosa e  merecedora recepção nos céus, por Deus Pai, pelo Espírito Santo e demais criaturas celestiais. Deve ter sido uma festa espiritual majestosa; 4.-Imagino Deus Pai recebendo a Jesus Cristo no céu e lhe dizendo: Muito obrigado, Filho Amado, porque você cumpriu plenamente sua missão. Agora, as Escrituras se cumpriram e todo o ser humano terá uma oportunidade única e final de salvação, em vez de condenação e privação da vida eterna; 5.-O Pai deve ter-lhe dito: Vem, agora, Filho valoroso e retoma tua posição de honra nos céus; reassume teu trono à destra de Deus Pai. De agora em diante o Trino Deus iria acompanhar e assistir a igreja em sua ação de evangelizar o mundo.

Estamos no período de Quaresma. Todos nós, um dia, certamente, morreremos. Embora alguns não gostem de pensar nem de falar sobre este assunto, cada um de nós será “recebido” por Jesus Cristo, no dia final. Não sei se nossa recepção será para “ingressar” no Reino dos Céus ou para ser “excluído” do mesmo. O Senhor já fez tudo o que podia, para ter-nos com Ele no céu, pela eternidade. Porém nosso destino, a partir da ressurreição de Jesus, depende tão somente de nossas decisões. Há uma opção diante de nós que é clara e objetiva: apropriar-se ou não da obra de Jesus. Amém !

                                                
__________________________________________________________________________________________



 “ O SENHOR LUTA POR NÓS ! ”      
                             Meditação no. 560 – Ano 12 – 19.02.15 - HWL2- 271                                                                                                                                                      


Humberto C. Lago

Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, eis que porei o meu anzol no teu nariz, e o meu freio, na tua boca, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste ” (Isaías 37.4)


A invasão dos assírios à Jerusalém traz inúmeras, preciosas e oportunas lições para todos nós. Gostaria de examinar com você, mais uma destas importantes mensagens bíblicas:

Depois de ter feito tudo o que podia, e mesmo assim sentindo-se abatido e frustrado diante da guerra iminente (cerca de 200.00 mil soldados assírios cercavam os muros de Jerusalém), o profeta Isaías decidiu ir consolar o rei de Israel Ezequias, dizendo-lhe: 1.-Os assírios não entrarão em Jerusalém; 2.-Nenhuma flecha será lançada sobre vós; e 3.-Ninguém virá com escudos para atacá-la nem tranqueiras serão levantadas contra ela.

Em continuação, o anjo do Senhor passou à noite sobre os exércitos assírios e 185.000 homens foram sumariamente mortos. Ou seja, o Senhor livrou o seu povo da morte; o Senhor lutou suas batalhas; o Senhor derrotou completamente os inimigos de seu povo; nenhum israelita precisou usar de suas armas para enfrentar o inimigo! A seguir, o Senhor prendeu um anzol no nariz do rei Assírio (Senaqueribe) e colocou um freio na sua boca (da mesma forma que os cavalos são conduzidos) e o levou de volta, derrotado e humilhado, para ser visto pelos seus concidadãos.

Quantos de nós temos entregado, nas mãos do Senhor, as nossas lutas? Quantos de nós, por outro lado, resolvemos fazer exatamente o contrário, querendo resolver nossos problemas por nossas capacidades e forças, lutando, brigando, enfrentando as batalhas, quando o correto seria consultar o Senhor e receber dEle a devida orientação de como proceder nessas situações?

Para mim, a lição mais expressiva deste texto, é a comprovação de que este mundo tem um único e suficiente Senhor e Criador, o qual é um Deus fiel, que zela pela nossa segurança contínua; que Ele tem lindos planos para nós; mas que Ele espera de seus filhos e filhas, bem como de sua igreja, obediência e temor, santidade e respeito, comunhão e adoração. O Senhor quer operar grandes coisas no nosso meio. Basta apenas estarmos comprometidos com os votos assumidos quando decidimos aceitar Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal. Que assim seja. Amém !
                        
________________________________________________________________________________




 “ HÁ PODER NA ORAÇÃO ! ”      

Meditação no. 559 – Ano 12 – 12.02.15 - HWL2-270  

Humberto C. Lago

Porventura, o Senhor, teu Deus, terá ouvido as palavras de Rabsaqué, a quem o rei da Assíria, seu senhor, enviou para afrontar o Deus vivo, e repreenderá as palavras que o Senhor ouviu; faze, pois, tuas orações pelos que ainda subsistem ” (Isaías 37.4)


Diante dos muros de Jerusalém encontrava-se posicionado e pronto para a guerra um grande e poderoso exército inimigo. Eram os assírios, comandados por Rabsaqué. Este homem afrontou o povo de Deus, humilhou-o, aterrorizou-o e para finalizar ironizou e blasfemou do seu Deus.

Ezequias, rei de Israel, um homem obediente e temente a Deus, ficou apavorado e desorientado diante da gravidade da situação; o povo judeu também servia ao Senhor, sem ter cometido nenhum pecado grave que justificasse tal ameaça. Dado esse impasse e desejoso de saber a vontade e a orientação divina, o rei mandou uma comissão falar com o profeta Isaías. Ezequias faz apenas um único pedido ao profeta: “Ore por nós ao Senhor, antes de sermos dizimados”. Isaías os ouve atentamente e no final manda dizer a Ezequias o seguinte: 1.-Não temas pelas blasfêmias ouvidas; e 2.-O Senhor diz que mandará o rei da Assíria de volta para seu país, onde ele será morto à espada. E foi exatamente isso o que aconteceu, segundo a leitura dos próximos capítulos deste livro bíblico.

Já foi dito aqui neste espaço, mas vou me permitir repeti-lo: A oração é um dos maiores, mais poderosos e eficientes recursos espirituais que Deus Pai colocou à disposição dos cristãos e das igrejas. Sua abrangência é ampla e seu poder não tem limites; não existem barreiras que possam limitar a ação da oração; nem mesmo o fator tempo e espaço pode afetar sua ação. O problema somos nós: muitos de nós somos superficiais na prática da oração; muito de nós subutilizamos seu extenso poder; muitos de nós não temos uma vida cristã reta, íntegra e constante – segundo os padrões divinos e não humanos – o que nos impede de usar a oração em toda a sua extensão e profundidade. O grande problema; aquilo que impede, na maioria das vezes, de nossas orações chegarem ao trono de Deus e serem prontamente atendidas, é a nossa falta de fé; é o nosso distanciamento do Senhor; é o fato de não termos comunhão regular com Deus; é o fato de não sermos íntimos dEle! O Senhor está nos convidando a refletir sobre isso, pois Ele quer continuar realizando grandes obras no nosso meio, na atualidade.

Ezequias era um líder autêntico; comportou-se como era esperado dele, num momento crítico; recorreu à pessoa certa no momento crucial e pode testemunhar, juntamente do povo de Israel, a ação e a glória de Deus em operação. Sirva isto de estímulo para fazermos o mesmo. Amém !
                                                                     
_______________________________________________________________________________

                                         Meditação no. 557 – Ano 12 – 29.01.15 - HWL2-268                                                                                                                                                                                                                                                             
 “ A SERPENTE E A MULHER ”      


Humberto C. Lago

Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis ” (Gênesis 3.4)

Que espécie de diálogo pode existir entre uma serpente e uma mulher? Resposta: Nenhum! Então, como explicar a narrativa bíblica citada no capítulo 3 de Gênesis? Resposta: Conhecemos muito pouco sobre satanás; desconhecemos seu grande poder; ignoramos que ele é capaz de fazer milagres para atingir seus objetivos; desprezamos o fato de que ele é extremamente sagaz e mais inteligente do que qualquer cristão; que ele emprega sutilezas para nos fazer desobedecer a Deus e pecar.

Note-se que Adão e Eva estavam no jardim do Éden, um lugar especial, onde inexistia o pecado. Objetivando fazê-los contrariar uma ordem divina, satanás tomou as seguintes ações: 1.-Foi ao encontro da mulher, não como ele realmente é – um anjo do mal – mas sim disfarçado de uma serpente, o mais sagaz de todos os animais; 2.-O objetivo de satanás era claro: ele queria ganhar a alma de Adão e Eva para ele, tirando-os do domínio do Senhor, embora o casal soubesse previamente que sua desobediência a Deus implicaria na sua morte sumária; 3.-Na sua inteligência superior, satanás usou de um ardil: levantou no coração de Eva a possibilidade de eles virem a se tornar iguais a Deus; 4.-Observe que o casal acabara de ser criado por Deus; habitavam num lugar perfeito e privilegiado; tinham a grande responsabilidade de administrar toda a criação; estavam em contato permanente com o Senhor; tinham tudo o que precisavam à sua disposição, inclusive sem necessidade de trabalhar; e 5.-Apesar de tudo isso eles resolveram, conscientemente, desobedecer a Deus para seguir um caminho falso e errado, que os levou ao pecado e à morte.

Todos nós, na atualidade, não somos muito diferentes de Adão e Eva. A centelha divina, colocada em nós pelo Senhor, não nos imunizou contra o pecado. Por isso precisamos estar sempre atentos a todas as investidas do inimigo. Não podemos esquecer que ele tem grande poder; que ele opera milagres; que ele quer roubar-nos de Deus, a qualquer custo, com propostas tentadoras e falsas.

A natureza humana é falha; somos dependentes de Deus em todas as áreas da vida e em todos os momentos. Diante desse fato o que estamos fazendo, de concreto, para nos fortalecer espiritualmente? Em que medida eu e você somos melhores do que aquele casal? Vivemos tempos difíceis, que requerem comunhão contínua com o Senhor; conhecimento pleno de sua vontade; busca permanente de Deus e certeza de estarmos fazendo sua vontade! Ou seja, precisamos estar preparados para enfrentar e vencer o inimigo, em especial agora que conhecemos a experiência fracassada de Adão e Eva. O Senhor espera de nós, hoje, um desempenho melhor! Amém !
________________________________________________________________ 
   
  Meditação no. 558 – Ano 12 – 05.02.15 - HWL2-267 
 “ A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO ”    


Humberto C. Lago

Pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro: ” (Atos 10.46)

Uma das coisas mais extraordinárias que pode acontecer na vida de um cristão, é descer sobre ele o Espírito Santo de Deus. Esta é uma experiência maravilhosa porque única, indescritível e insubstituível. O Espírito Santo não desce sobre as pessoas em função do seu maior ou menor grau de santidade, obediência a Deus, tempo de igreja, liderança e funções nela exercidos...

O Espírito Santo de Deus vem sobre nós porque o Senhor decide fazer isso, no tempo apropriado, segundo os seus critérios e porque estamos aptos para recebê-lo. Cornélio era um militar romano, temente a Deus, que orava frequentemente a Deus, mas não era um judeu. E naqueles tempos, o entendimento da igreja era que o evangelho deveria ser anunciado prioritariamente aos judeus – que era o povo escolhido de Deus – e só numa segunda fase ele seria então levado às demais nações.

Este homem, por orientação divina, manda chamar Pedro à sua casa para ouvi-lo mais a respeito de Senhor. Pedro, também instruído por Deus, acompanhado de alguns irmãos, decide ir lá. Enquanto pregava o evangelho, algo extraordinário e imprevisto ocorreu: o Espírito Santo desce sobre todas aquelas pessoas. Imediatamente, duas coisas acontecem: 1.-Aquelas pessoas começam a falar em línguas; e 2.-Todos eles passam a engrandecer a Deus.

Ação do Espírito Santo nas pessoas é algo tremendo porque ela nos transporta do plano material para o espiritual; porque ela nos leva a nos relacionar com Deus no Espírito. Ou seja, somos elevados das coisas humanas para nos relacionar com Deus no nível espiritual. A seguir eles passam a Engrandecer o nome de Deus. Quando nos vemos face a face com o Pai, surge o desejo ardente de Engrandecer seu nome de todas as formas. Infelizmente nem todos os cristãos já tiveram a experiência de receber sobre suas vidas o derramar do Espírito Santo. Isto é lamentável. Quem ainda não experimentou isso, deve analisar-se e tomar providências corretivas imediatas, pois estamos desperdiçando a bênção!


Se no nosso coração não existe o desejo ardente e imediato de Engrandecer a Deus, de todas as formas e meios, saiba que há algo errado com sua vida. Esse não é o plano de vida de Deus para você. Urge mudar. Sabe por quê? Porque ao partir deste mundo Jesus nos deixou o Espírito Santo como seu substituto direto, para dar continuidade à sua obra. O Pai Celestial quer fazer hoje grandes transformações em nós e na sua igreja, a partir da descida do Espírito Santo sobre nós. Amém !
______________________________________________________________________

  Meditação no. 556 – Ano 12 – 22.01.15 - HWL2- 267           

 “ C O N S O L A R ”
       

Humberto C. Lago

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus ” (Isaías 40.1)

Você acha que o consolo divino é algo necessário ou dispensável, na atual conjuntura? Você gosta de consolar ou prefere ser consolado? Você acha que a igreja local está exercitando esse ministério?

Vamos começar examinando o significado deste verbo. Consolar significa aliviar, amenizar a aflição, diminuir o sofrimento, confortar, proporcionar sensação agradável às pessoas. O povo de Deus precisava de consolo, motivado por diversas razões. Então o Senhor reage; quer mudar essa situação; toma uma decisão e manda seu profeta consolar o povo. Deus é maravilhoso porque nos ama; porque não gosta de nos ver passando por opressões, aflições, ansiedades e incertezas. Então Ele dá instruções específicas a Isaías para que tomasse providências. Deus queria o bem estar de seu povo, o gozo, a alegria, a paz reinando nos seus corações. Note-se que Deus não entrou em detalhes quanto à forma, nem quanto aos meios, que deveriam ser usados nessa missão.

Como seguidores de Cristo, devemos fazer o mesmo. Nossa experiência e convivência com o Senhor já deve ter atingido um nível tal que tenhamos em mente várias alternativas. As Escrituras não mencionam, mas creio eu que Isaías fez o seguinte: 1.-Inicialmente ele orou ao Senhor pedindo orientação, sabedoria e capacitação, diante da missão recebida; 2.-A seguir creio que ele foi estudar a palavra para selecionar o que de melhor e mais apropriado ela continha; 3.-Após, creio que ele reuniu o povo e ministrou a ele, trazendo-lhe uma palavra poderosa, vinda diretamente do Pai Celestial; 4.-Penso que em continuação Isaías preparou estudos, sermões e ministrações específicas, as quais foram passadas à liderança da igreja, para que esta a repassasse ao povo em geral; e 5.-Creio que dessa forma o povo recebeu uma palavra inspiradora e edificante, de conteúdo e encorajadora, vindo a recuperar seu ânimo e restabelecendo sua comunhão plena com o Senhor!  

Sempre que o povo de Deus é consolado, bênçãos divinas são derramadas sobre ele; frutos espirituais surgem no meio do povo; o Espírito Santo manifesta-se de forma abrangente e visível. Que eu e você possamos ser instrumentos nas mãos de Deus, para consolação no meio da igreja, porque os dias são maus; porque o inimigo avança com agressividade e poder, visando ganhar seguidores e almas, a qualquer custo, empregando qualquer expediente. Quantos, de nossa família, tem o “dom” de consolar? Quantos de nós temos experiências recentes, nessa área, para compartilhar? Temos observado e identificado quando nossos irmãos de fé estão necessitando do nosso consolo e partimos logo para uma ação transformadora de restauração e amor?   Amém !
                                                                                                                                                                                                                                                                                                               _______________________________________________________________________________

MEDITAÇÃO SEMANAL - No. 555 – ANO 12 – 15.01.15 - HWL2-265

 “ N Ã O   J U L G A R ! ”      


Humberto C. Lago

Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a
medida com que tiverdes medido, vos medirão também ” (Mateus 7.2)

Todos nós temos uma inclinação natural para julgar. Julgar traz consigo o juízo, a prática da justiça, a condenação. Isso é próprio do ser humano; fazemos isso com frequência e até inconscientemente. Porém o Senhor reservou para si esta atribuição. Não podemos esquecer nem desconsiderar estas palavras de Deus. Ao julgarmos as pessoas, costumamos comparar suas atitudes e posturas com as nossas. E isto é muito delicado porque ao julgá-las costumamos estabelecer como padrão nossa visão, pensamento e interpretação dos fatos.

Precisamos respeitar as pessoas, como elas são, e entender seu comportamento, em vez de procurar achar defeitos nelas. Inúmeras vezes desconhecemos as razões porque elas agem desta ou daquela forma; ignoramos as circunstâncias, experiências passadas e motivações que determinaram seu modo de agir. Se cada pessoa tivesse o direito de julgar o próximo, a vida comunitária seria caótica.    

A doutrina cristã – que como crentes devemos seguir e pregar - enfatiza alguns importantes valores tais como o amor, o perdão, a humildade, a perseverança. O cristão é alguém que em primeiro lugar ama, estende a mão, tem um gesto de simpatia e acolhida. Ele nunca começa um relacionamento interpessoal procurando identificar as deficiências das pessoas, nem as injustiças sofridas, nem seus traumas e decepções.

O evangelho nos ensina que devemos ser construtivos e movidos pela esperança. Jesus conhecia muito bem a natureza humana, por isso recomendou-nos a não julgar, pois ao fazer isso, em vez de usarmos os padrões divinos (que são corretos e perfeitos), passamos a usar os padrões humanos (que são limitados e falhos). Julgar os outros é, pois, algo errado, mau e impróprio.

Se temos a tendência de julgar o próximo, devemos reconhecer essa falha, confessá-la ao Senhor, arrependermo-nos, pedir perdão e a seguir mudar de atitude. O padrão do cristão é Jesus; fora dele todos os demais são impróprios. Que Deus nos ajude a substituir a tendência de julgar os outros pelo amar, pelo falar mais de Jesus e do poder transformador que há no seu nome. Ademais, só Ele tem vida plena, abundante e permanente para nos oferecer. Amém !

 _____________________________________________________________________________



MEDITAÇÃO SEMANAL - No. 554 – ANO 12 – 08.01.15 - HWL2-265

 “ FELICIDADE E PROSPERIDADE, VINDAS DE DEUS ! ”      


Humberto C. Lago

Dominava Salomão sobre todos os reinos desde o Eufrates até à terra dos filisteus e até a fronteira do Egito; os quais pagavam tributo e serviram a Salomão todos os dias da sua vida” (I Reis 4.21)

Imagine um país feliz e próspero, territorialmente grande e numeroso, onde as pessoas comiam, bebiam e se alegravam; onde existia trabalho e justiça; onde as pessoas pagavam os impostos sem reclamar; onde uma província por mês mantinha toda a estrutura governamental. Isto não é ficção, mas sim um fato verídico, relatado no capítulo 4 de I Reis. Salomão era o rei de Israel, um homem sábio e temente a Deus. Foi o Senhor quem o escolheu para reinar sobre Israel (e não o povo); foi o Senhor quem o ungiu para ser rei (via um de seus profetas); foi o Senhor quem o capacitou para a função; foi o Senhor quem o habilitou para ser um grande líder e realizar um governo tão bem sucedido! Dizem as Escrituras que a sabedoria de Salomão era tamanha que reis e governantes vinham de todas as partes para conhecê-lo e aprender com ele. A propósito, quantas pessoas já vieram até você apenas para conhecer um pouco mais de Seu Deus, de Suas virtudes, de Seu poder e de Seus feitos?

O nosso Deus quer ver o mesmo se repetindo na nossa pátria, nos dias atuais. Infelizmente não estamos presenciando isso, porque os homens (governantes e governados; crentes e não crentes) tem se afastado do Senhor e de seus caminhos, deliberadamente ou por displicência, preferindo seguir outros valores e prioridades. Que decisão mais errada! Que postura mais desastrosa!

Quando vemos a riqueza concentrada nas mãos de tão poucos e ao mesmo tempo tanta fome, doenças, miséria e desemprego; quando vemos o avanço rápido e generalizado da injustiça e da
iniquidade, concluímos que o ser humano decidiu recusar a opção ofertada por Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; a Luz, o Amor, a Justiça, o Bom Pastor, a vida Abundante e Eterna! 

Neste início de ano, o Pai Celestial está nos convocando a tomar decisões corretas e eficazes; a afastar-nos de falsos líderes, doutrinas e valores, para podermos desfrutar de uma vida plena e abençoada. Deus está nos convidando a ser - uma vez mais - o seu Israel: Alegre e feliz, a partir de seus ensinamentos e leis, sob a sua direção pessoal, direta e exclusiva. Convido-o a ser um instrumento nas mãos de Deus, de transformação deste mundo; a compreender e aceitar que a felicidade e a prosperidade autênticas, só podem ser encontradas em Jesus Cristo. Amém !
                         _____________________________________________________________________________

MEDITAÇÃO SEMANAL  –  No. 551 – ANO  11 – 18.12.14

ASSUNTO:  “ CÂNTICO NOVO ”      


Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas;
a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.   (Salmo 98.1)   

Os entendidos afirmam que, no atual momento econômico, as empresas que tem maior potencial de crescimento e lucratividade não são as tradicionais, mas sim aquelas inovadoras, isto é, que se dedicam a identificar, criar e vender novos produtos e serviços.

O salmista nos aconselha a cantar ao Senhor um cântico novo. Isso não significa que os cânticos velhos estão superados, nem que sua mensagem está desatualizada. A sociedade está em constante evolução. E há aqui um campo enorme, repleto de oportunidades, para que nós - como cristãos - possamos achar novas formas de nos santificar, de crescer e amadurecer na vida espiritual, de louvar e adorar a Deus de forma mais empolgante, de desenvolver e aprimorar a fé, de darmos um testemunho mais eficiente, de levarmos o Evangelho a um maior número de pessoas de forma objetiva, de compartilhar o grandioso conteúdo das Escrituras.

O Senhor nos desafia hoje a inovar na santificação pessoal; a frutificar com mais rapidez; a assumir um comprometimento mais profundo com a missão; o novo deve vir acompanhado de coisas boas e sadias, para a glória de Deus. Sim, coisas novas que sejam inspiradoras, prazerosas, estimulantes, que aprimorem nossos corações e que venham ao encontro das carências do nosso próximo.

É importante valorizar e estimular o novo. Note-se que o tempo caminha rápida e inexoravelmente, quer estejamos agindo ou omissos. O dia de ontem passou: de igual forma inúmeras oportunidades foram desperdiçadas. Você identifica nisso uma perda? Você se lamenta pelo que deixou de fazer? Porém o Senhor está nos abrindo um novo dia. É um belo presente divino. Que nossas habilidades pessoais, potencialidades, capacidades, sejam postos a serviço do reino de Deus. Precisamos quebrar as barreiras da inibição, da falta de coragem, e pedir que o Senhor nos estimule a avançar, porque há tantas pessoas precisando desesperadamente do evangelho. Procedendo assim, muitas pessoas virão a ter um encontro pessoal e transformador com o Senhor.

Deus merece um cântico novo! Verdadeiras maravilhas ocorrerão no nosso meio, a partir da inovação, sem nunca desprezarmos o que é fundamental na fé cristã! Não fomos feitos para uma vida de mediocridade, mas sim ativa, abundante e vitoriosa. Amém !

    Humberto C. Lago

                                                                                                                  HWL2-262

Reprodução Permitida !     
  
__________________________________________________________________________


MEDITAÇÃO SEMANAL  –  No. 550 – ANO  11 – 11.12.14

ASSUNTO:  “ CONFRONTO DIVINO ! ”      


Então, lhe disseram: Declara-nos, agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu?  (Jonas 1.8)   

Muito embora a maioria das pessoas ignore, vivemos um tempo em que Deus está confrontando seus servos e sua igreja. Ele faz isso porque é Senhor, tem autoridade e expectativas a nosso respeito. A grande questão é: Será que estamos preparados para esse confronto divino? Seremos aprovados ou reprovados diante dessa avaliação?

Entendo que o confronto divino abrange diversas áreas de nossa vida espiritual:  1.-A vivência de sua “Palavra” com poder e autoridade; 2.-Cumprir a “Missão” que Ele nos deu; 3.-“Obedecer” com alegria e naturalidade suas instruções; 4.-Crescer na “Santificação” pessoal para sermos mais parecidos com nosso Deus e Pai; 5.-Não esquecer do nosso comprometimento com a pregação do “Evangelho”; 6.- Dar um “Testemunho” vibrante e rico em conteúdo e graça; 7.-Diante dos “Frutos Espirituais” que estamos produzindo, evidenciar o Deus que seguimos e adoramos; 8.-Aplicação prática do “Conhecimento Bíblico” adquirido até agora; 9.-Diante da “Unção” do Espírito Santo e dos “Dons” Espirituais recebidos do Pai, ganhar este mundo para “Jesus”; e 10.-Nos questionarmos regularmente se estamos sendo “Sal da Terra e Luz do Mundo”!

O profeta Jonas recebeu uma missão específica de Deus. Ao tentar fugir dela, foi duramente confrontado pelo Senhor, bem como pelos tripulantes do navio em que viajava. Foi um confronto direto, pessoal e intransferível. Diante do ocorrido, Jonas conclui que merecia morrer e pediu para ser lançado nas profundezas do mar, porque não via outra solução para a gravidade de seu pecado. É possível que dentro de nossas igrejas existam outros Jonas, agindo de igual forma.

Ao sermos confrontados pelo Senhor, todas as nossas deficiências, fraquezas, omissões, insubordinações etc afloram. Deus não se deixa enganar pelo homem. Hoje é o tempo de fazermos uma análise séria e corretiva de nossas debilidades espirituais, antes que o Senhor nos chame para esse confronto. Hoje é o tempo de procurar uma restauração espiritual, de revigorar nossa fé, de buscarmos mais o poder que há na oração, de estreitar nosso relacionamento com o Pai a fim de aprofundar nossa comunhão com Ele. Podemos até não estar percebendo que o confronto divino é iminente diante de nós; melhor seria pensar nele e ao mesmo tempo nos preparar para tê-lo.  Também precisamos visualizar as diversas tentativas que o Senhor está fazendo para nos trazer para mais perto dEle, objetivando uma vida cristã restaurada, abundante e produtiva. Sabe por quê? Porque seu amor vem antes da justiça. Muito obrigado por isso Senhor! Amém !

  Humberto C. Lago

                                                                                                                  HWL2-261

Reprodução Permitida !  

 ____________________________________________________________________________________________
Cinco minutos com Deus
Homens metodistas em ação


L
embrai-vos dos vossos pastores é uma recomendação bíblica para os cristãos, e pensando nisso  nós da sociedade metodista de homens em Vilhena queremos parabenizar nossos Pastores pelo seu dia, e para isso por meio de uma carta expressamos nossa alegria por suas vidas e famílias:
Carta  aos nossos Pastores Deonisio (Pai) e Fábio (Filho)Valdir Calixto Presidente dos Homens
“Existe alguém que sendo homem, luta com todas as forças para seguir as pegadas do grande mestre, para ser como ele e que esmera no dever, para dar bom exemplo.
Existe alguém que sendo homem está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora e transmitir santos ensinamentos.
Existe alguém que sendo homem vibra de alegria quando novos convertidos se unem a igreja.
Existe alguém que sendo homem  procura ficar humilde quando poderia se exaltar.
Existe alguém que sendo homem passa muitas noites mal dormidas preocupado pela responsabilidade que está sobre seus ombros.
Existe alguém que sendo homem que com o coração pesaroso, muitas
vezes precisa tomar atitudes que não agrada a todos.
Existe alguém que sendo homem é um ser humano, sensível e muita vez sente com tristeza a ausência do afeto e do respeito que alguns lhes negam.
“Esses homens são vocês queridos Pastores, que neste dia nós queremos homenagear...”


Dia do Pastor e Pastora Metodista 13 de abril 2014 Vilhena/Rondônia
___________________________________________

Cinco minutos com Deus
       Trabalho ou Escravidão


P

ensando nos tempos modernos que vivemos, e lembrando dos tempos passados, considero que o homem e a sua natureza carnal continuam necessitando da intervenção divina para poder viver com qualidade de vida. Veja, pois você mesmo e compare algumas situações da vivencia humana atual e passada:



Escravidão (Trabalho) no Brasil de ontem. Homens foram feitos escravos para o desenvolvimento e crescimento de uma nação, não escolheram seu trabalho, não escolheram sua profissão, simplesmente em nome da ordem e progresso foram feitos escravos.


Vejamos então na modernidade o que mudou:


O tempo passou, gerações se passaram, a ciência a tecnologia avançou juntamente com o homem, e suas experiências de relacionamento com o trabalho continuam escravizando o ser humano; que em busca de sua sobrevivência escraviza seu semelhante, sendo eles mesmos escravos de sua própria ignorância...

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão’’.ITm6:10,11
Apartados da graça de Deus pode porventura o homem sobreviver na modernidade?



Escrito por: Ronaldo da Silva Queiroz.
Publicado por: Crislaine Fischer.
_________________________________________________________________

 Cinco minutos com Deus
Problemas ou Desafios


P
Seminarista Queiroz (imagem de arquivo)
risões cotidianas do viver do homem e suas implicações interferindo no bem estar de seus relacionamentos. Prisão me lembra conflitos não resolvidos, problemas não enfrentados, confusão emocional na certa. Vamos examinar as escrituras e ver a experiência de um homem prisioneiro, falando de liberdade, estou falando de Paulo o missionário prisioneiro de Cristo aos  Filipenses, narrado em uma de suas cartas.

Para Paulo era necessário enfrentar as oposições, o problema, a crise; e ser vitorioso significava avançar diante das oposições.  A oposição observada por Paulo se tratava de Pessoas, do contexto social (Cães), religioso (Maus obreiros) e familiar (Circuncisão), que mesmo vivendo no mesmo contexto, no mesmo espaço físico eram contrários à fé (v.18), pois só pensavam nas coisas terrenas.
A orientação de Paulo para o enfrentamento das oposições seguem 3 passos, primeiramente é necessário ser Prudente, ele diz : “Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos dos da circuncisão...”; ou seja guardai-vos significa tende cuidado, examine, preste atenção, confira as palavras dessas pessoas com o evangelho de Jesus Cristo, veja se eles vivem segundo a Palavra de Deus e não lhes dêem credito. Em segundo lugar
despreze toda palavra contraria ao evangelho e busque a excelência do conhecimento (v.8) a saber a justiça que vem de Deus pela fé em Jesus Cristo. Por fim diz Paulo aos Filipenses, não Pare, Prossiga, Avance na missão, cumpra a missão, alegre-se na missão (v.13) a vitoria te espera.
Para Meditar:
Problemas, conflitos, crises, são como uma prisão nos paralisa, nos fecha, ficamos impossibilitados de realizar até pequenas tarefas, o que demoramos a perceber muitas vezes é que as prisões muitas vezes são apenas resultados da nossa própria historia de vida, nossas concepções (eu acho, eu faço, eu mando, eu sou assim mesmo...); para vencer, para conquistar, é preciso ir em frente, o problema, a crise deve ser encarada como Desafio, é preciso perder, deixar, abandonar muitas palavras durante uma crise; sepultando, deixando para trás o que passou a vitoria é certa, você é chamado a vencer desafios, a oposição pode ser vencida por meio da Fé e da missão.

LUCAS CACHONE

_________________________________________________________________________________

Surpresa de frango

Ingredientes:
Irmã Hulda
3 peitos de frango;
1 lata de milho verde;
250 gra.de queijo mussarela;
1 lata de creme de leite s/ soro;
1 colher de (chá) de sal;
Cheiro verde;
1 cebola;
½ xic. de passas;
½ xic. de azeitonas picadas.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o milho com o creme de leite, colocando leite até dar o ponto de um creme bem grosso.
Em uma travessa, misture o frango aos os demais ingredientes picados e reserve.
Em uma outra travessa, coloque um pouco da mistura de frango, depois um pouco do creme, mais um pouco da mistura de frango, e depois o creme, até terminar.
Asse em forno quente por aproximadamente 40 min.

Receita da Dona Hulda


Patrícia Magalhães

2 comentários:

  1. com certeza deve ser maravilhosa esta tora, a irmã HULDA COZINHA MUITO BEM!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Saudades dessa igreja, em especial de pessoas como Dona Hulda, amo muito essa sabia mulher, com seu falar doce e direto e seu amor muitas vezes me levou a pensar como que eu queria que fosse o findar da minha vida, mulher de caráter inquestionável, e que esta ainda em constante crescimento em intimidade com Deus, amo muito a senhora Dona Hulda, saudades.

    ResponderExcluir

Postagens populares