Palavra do Pastor

Rev. Deonisio e sua esposa Vanderci



PACIÊNCIA  21 de Abril de 2013
 
No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem.

Ela disse: - Aquele ali é meu filho, o de suéter vermelho deslizando no escorregador.

- Um bonito garoto - respondeu o homem - e completou: - Aquela de vestido branco, pedalando a bicicleta, é minha filha.

Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha.

- Melissa, o que você acha de irmos?

- Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos!

O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração.

Os minutos se passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha:

- Hora de irmos, agora?

Mas, outra vez Melissa pediu:

- Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos!

O homem sorriu e disse:

- Está certo!

- O senhor é certamente um pai muito paciente - comentou a mulher ao seu lado.

O homem sorriu e disse:

- O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado, quando montava sua bicicleta perto daqui.  Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele.

Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa. Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta.

Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-la brincar...



Em tudo na vida estabelecemos prioridades... Quais são as suas?

Lembre-se: nem tudo o que é importante é prioritário, e nem tudo o que é necessário é indispensável!



Dê, hoje, a alguém que você ama mais cinco minutos de seu tempo.

"Aquele que procura um amigo sem defeitos termina sem amigos."




 
 PALAVRA PASTORAL DE OUTUBRO 2012 SOBRE AS ELEIÇÕES

Amados irmãos e irmãs,

Aos nos aproximarmos das eleições municipais em outubro queremos celebrar a nossa democracia e o privilégio de contribuir, através do nosso voto, para a construção de uma sociedade mais sólida e participativa. Votar solidifica a democracia e queremos fazer parte deste processo. Reconhecemos que nos últimos anos o Brasil tem mudado muito e para melhor, mas o que preocupa sobretudo, neste novo período eleitoral, é que o nosso sistema político partidário é arcaico e viciado. Não responde às demandas atuais, ignora as possibilidades gerenciais e tecnológicas disponíveis e carece de profundas mudanças sistêmicas, programáticas e éticas. Este sistema precisa mudar e nossos políticos precisam adequar-se às necessidades de uma sociedade mais justa, mais transparente e mais participativa.
Votar é uma forma de contribuirmos, como brasileiros e brasileiras, para a construção da nossa nação. Como cristãos evangélicos, comprometidos com os destinos do país, vamos votar nesta consciência e convidar todos ao nosso redor a fazerem o mesmo.
Como cristãos evangélicos, nos identificamos com a advertência do profeta Jeremias ao seu povo: Procurai a paz da cidade e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz. É por esta razão que, nas eleições que se aproximam, queremos caminhar para as urnas movidos por princípios que consideramos centrais:
 - O voto é exercício de cidadania. É secreto e tem de ser responsável. Não está à venda e não pode ser produto de negociações manipuladoras. ”Voto de cajado” é voto aviltado e precisa ser denunciado.
- A igreja é de Jesus Cristo e não pode ser identificada com nenhum partido político. O púlpito é sagrado e não pode ser usado como plataforma política de candidato algum.
- Votemos no que consideramos melhor para a cidade e não em busca de favores pessoais ou mesmo de grupos.
- Votemos em candidatos que afirmem e tenham histórias de vida que reflitam os valores do Reino de Deus, entre os quais justiça, liberdade e
verdade.
Caminhemos, pois, para o dia 07/10/2012 valorizando o nosso voto e o voto de todos, conscientes de que assim contribuiremos para a construção de uma sociedade democrática que não se esquece do outro, especialmente do pobre e do pequeno, e cujos resultados nos levem a dizer: Gloria a Deus!
Graça e paz!
 PALAVRA PASTORAL DE 19 DE JULHO DE 2012



Nos dias 9 a 12 de julho em Chapada dos Guimarães-MT  o  MAPI - Ministério de Apoio a Pastores e Igreja, organizou um Grupo de Trabalho para pensar sobre a formação de Equipes Pastorais nas Igrejas. O Grupo de Trabalho foi coordenado pelos pastores, David Kornfield (MAPI)e Marinho Soares(Ig. Metodista  livre de Cuiba-MT)  A Equipe foi composta pelos pastores Deonisio A. Santos (Vilhena-RO) Vanderlucio L. Nascimento(Vilhena-RO), Valdeni Morais ( Vilhena-RO), Jose Drailton, (Cuiaba-MT), Amilton Schoenknet (MT), Silvio Noel, (MT) Edmilson C. Carmo (MT), Jairo  A. Teixeira (CE) e Vandeir (MT).
O Grupo trabalhou o conceito de equipe e preparou o grupo para ajudar os pastores a melhorar suas equipes pastorais nas igrejas locais. A definição de uma equipe pastoral; é o núcleo de liderança da igreja local  que; “vivencia a visão da igreja, pastoreando e equipando os membros para fazerem o mesmo”.  Com algumas exceções, a cultura brasileira, como a cultura evangélica, eleva o conceito do líder forte, o “coronel” e se opõe ao conceito do colegiado, de equipe. O termo “equipe” tem se tornado popular, mas as igrejas que começaram a usar o termo tendem a manter a cultura velha com um novo nome. No fundo, nada mudou. Missões tem uma tendência maior de usar o termo, mas ainda sem experimentar muito da realidade dele. A mudança de um modelo pastor-cêntrico (e egocêntrico) para um modelo de verdadeira equipe demora e dificilmente acontece sem algumas crises.
A mudança de um modelo pastor-cêntrico (e egocêntrico) para um modelo de verdadeira equipe demora e dificilmente acontece sem algumas crises. Mudança de paradigma não é fácil. O processo pode demorar uns 3-5 anos para não ser traumático. A cultura da igreja muda junto com a mudança no estilo de liderança. Se torna mais participativo, decentralizado e baseado nas pessoas serem ministros realizados no uso de seus dons. 
As palavras que John Maxwell falou em 2008, em uma palestra no Brasil, “O trabalho em equipe faz os sonhos se tornarem uma realidade.  Na década de 80 o foco da literatura para empresários era sobre administração – com a pressuposição que as coisas não mudam muito; na década de 90 foi sobre liderança – com a pressuposição que as coisas mudam muito. De 2000 para frente o foco é em liderança de equipes.” Vemos que a equipe é chave para o processo de crescimento pessoal e ministerial.
Esta visão é demonstrada na própria natureza da Trindade (Gn 1.26).  Uma reflexão sobre a Trindade pode gerar princípios importantes quanto a equipes.
A visão que estava no coração de Deus é apresentada na criação do homem e da mulher (Gn 1.27, 28; 2.18; 2.24).  Uma reflexão sobre a criação do homem - macho e fêmea – também pode ilustrar princípios valiosos quanto a equipes.
Momento de oração
visão que estava no coração de Deus é apresentada na criação do homem e da mulher (Gn 1.27, 28; 2.18; 2.24).  Uma reflexão sobre a criação do homem - macho e fêmea – também pode ilustrar princípios valiosos quanto a equipes.
Moisés e Arão (Êx 4.10-16), Moisés, Arão e Miriã (Êx 15.20; Nm 12.1-16).
A visão de Jesus  - Trabalhando em equipe com o Pai e Espírito Santo (Jo 5.19; 8.47; 14.25, 26; 16.7-15), As equipes de Jesus: Os Doze (Mc 3.14; Lc 6.12-13); Os Três (Mt 17.1-13),  Enviando equipes missionárias de dois em dois: Os Doze (Mt 10); Os Setenta (Lc 10)
A visão na Igreja Primitiva - Os Doze (At 1.13; 2.14, 43; 5.12, 29; 6.2), Os Sete (At 6.1-7),  Pedro prestando contas quanto a pregar o evangelho para os Gentios (At 11.2-4, 11-12, 18), não agindo de forma independente. Barnabé e Paulo (At 9.26, 27; 11.25-26; 13.1, 2, 7). Os Cinco (At 13.1) (David Kornfield)
Cada pasotor saiu do encontro com o firme proposito de investir na sua equipe pastoral e na medida do possivel ajudar os demais pastores de sua cidade e Região a equipar sua equipe pastoral. Ficou agendado um Retiro para treinamento de lideres de equipe pastoral em Vilhena nos dias 24 e 25 de agosto, com o Pr Marinho (MAPI).
Momento de estudos
Este seminário é para equipes de ministério que andam juntos e querem aprimorar sua habilidade de funcionar em equipes.  Trabalha com oito características de uma equipe de alto rendimento, ajudando a equipe se avaliar nessas áreas e escolher uma ou duas onde querem amadurecer.  Encerra com a equipe desenvolver um plano de ação de como crescer nessas áreas.  Se baseia no livro de David Kornfield, Equipes de Ministério que Mudam o Mundo, Ed. Vida.  Ministramos este seminário em 12-14 horas no final de semana, sexta a noite e sabado.  




Rev Deonisio.

 PALAVRA PASTORAL DE 17 DE MAIO DE 2012

O VALOR DOS PAIS
Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa.

Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última, tomando a última decisão.

O diretor descobriu, através do currículo, que as suas realizações acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima.

O diretor perguntou, "Tiveste alguma bolsa na escola?"

O jovem respondeu, "nenhuma".

O diretor perguntou, "Foi seu pai quem pagou as suas mensalidades ?" o jovem respondeu, "O meu pai faleceu quando eu tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."

O diretor perguntou, "Onde trabalha a sua mãe?" - e o jovem respondeu: "A minha mãe lava roupa."

O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas.

O diretor perguntou, "Alguma vez ajudou sua mãe lavar as roupas?" - o jovem respondeu: "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu."

O diretor disse, "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltar, vá e limpe as mãos da sua mãe e depois venha ver-me amanhã de manhã."

O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou em casa, pediu, feliz, à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou estranho, estava feliz, mas com um misto de sentimentos e mostrou as suas mãos ao filho.

O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe estavam muito enrugadas e havia demasiadas contusões nas suas mãos. Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpava com água.

Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro.
Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe.

Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo.

Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.

O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou, "Diz-me, o que fez e que aprendeu ontem em sua casa?"

O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram."

O diretor pediu, "Por favor, diz-me o que sentiu."

O jovem disse "Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma relação familiar."

O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Está contratado."

Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como equipe. O desempenho da empresa melhorou tremendamente.

Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis se desenvolverá mentalmente e sempre se colocará em primeiro. Ignorarará os esforços dos seus pais e quando começar a trabalhar, assumirá que todas as pessoas o devem ouvir e quando se tornar gerente, nunca saberá o sofrimento dos seus empregados e sempre culpará os outros. Para este tipo de pessoas, que podem ser boas academicamente, podem ser bem sucedidas por um tempo, mas eventualmente não sentirão a sensação de objetivo atingido. Irão resmungar, estar cheios de ódio e lutar por mais.

Se somos esse tipo de pais, estamos realmente a mostrar amor ou estamos a destruir o nosso filho?

Pode-se deixar seu filho viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano e ver televisão num grande TV em plasma. Mas quando cortar a grama, por favor, deixe-o experienciar isso. Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs. Deixe-o guardar seus brinquedos e arrumar sua própria cama. Isto não é porque não tem dinheiro para contratar uma empregada, mas porque o quer é amar e ensinar como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o quão ricos os seus pais são, pois um dia ele irá envelhecer, tal como a mãe daquele jovem. A coisa mais importante que os seus filhos devem entender é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade e aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.

Quais são as pessoas que ficaram com mãos enrugadas por mim?

O valor de nossos pais ...

Um dos mais bonitos textos sobre educação familiar que já li. Leitura obrigatória para os pais e, principalmente, para os filhos.




Rev Deonisio A. Santos

 PALAVRA PASTORAL DE 07 DE MAIO DE 2012

O PERDÃO
 
 Um rapaz ia muito mal na escola. Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seus pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.
 Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo:
 Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular de Medicina, lhe darei um carro de presente. Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversa sincera, mas apenas do interesse de obter um automóvel. Isso era ruim. O rapaz seguia seus estudos e aguardava o resultado dos seus esforços. Assim, o grande dia chegou. Fora aprovado no vestibular.
Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse. A partir daquele dia, a distância e o silêncio separaram pai e filho. O jovem sentia-se traído e agora lutava por sua independência.
 Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus Universitário. Raramente mandava notícias à família. O tempo foi passando e ele se formou, conseguiu um emprego num bom hospital e se esqueceu completamente do pai.
 Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que, num dia o velho, muito triste com a situação, não resistiu. Faleceu. No enterro, a mãe entregou ao filho a Bíblia, que tinha sido o último presente do pai. De volta à sua casa, o rapaz que nunca perdoara o pai, quando colocou a Bíblia numa estante, notou que havia um envelope dentro dela. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque.
 A carta dizia: "Meu filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para você, escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor, a Bíblia sagrada. Nela aprenderás o amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência". Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isto leva a erros terríveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal. Talvez se olhar com cuidado, você irá ver que há também, um "cheque escondido" em todas as adversidades da vida.
 Mando esse texto, para pedir perdão e que me perdoe por não ter muitas vezes, agido de acordo com a sanidade, inteligência e amor ao próximo que desde sempre me foram incutidos. Aproveite esse texto, reflita e mande para todos e não somente para os mais queridos.


PALAVRA PASTORAL DE 24 DE ABRIL DE 2012



 DESCOBRIMENTO DO BRASIL – 22-04-1500 Descoberta, ou descobrimento do Brasil refere-se à chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Brasil. Os portugueses chegam às terras habitadas pelos índios e deu o nome de "Vera Cruz", hoje o atual Brasil. O Brasil se desenvolveu e hoje já é considerado um dos países  mais importantes do mundo. Como é de praxe todo país que cresce, traz junto os problemas sociais tais como:  Corrupção na administração Publica, todo dia temos noticias de novas CPI para investigar os desvios na administração Publica em todos os seguimentos. A segurança publica é uns caos, todo dia noticiam  pessoas ligadas aos órgãos encarregados da segurança envolvidos nos crimes. A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários. O descontrole do meio ambiente tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Na área da Saúde todo dia uma denuncia pela mídia, mostrando a situação caótica dos hospitais e desespero do povo adoecido. Educação. Na educação pública encontramos vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. O Brasil é um país de grandes oportunidades, de uma beleza sem igual mas tem um contraste social terrível. Enquanto uns poucos moram em mansões outros moram em favelas e palafitas. O déficit habitacional é grande no Brasil. Não podemos negar que em muitas áreas há melhoras consideráveis. Na área religiosa, temos muitas denuncias de corrupção, mas por outro lado os evangélicos são respeitados porque o número de adeptos é considerado. (www.suapesquisa.com).  Na verdade o Brasil precisa deixar Jesus Cristo ser o seu Senhor. “Feliz a Nação cujo Deus é Senhor.” Vamos intensificar nossas orações em favor do nosso Brasil e vamos fazer o que Jesus Mandou  fazer, “Ide por todo mundo pregai o evangelho e fazei discípulos...”e certamente o Brasil voltará a ser um paraíso. Oremos pelo nosso querido Brasil. 

Rev Deonisio A. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares