quinta-feira, 19 de julho de 2012

Grupo de Trabalho sobre Equipes Pastorais



Equipe de Pastores
Nos dias 9 a 12 de julho em Chapada dos Guimarães-MT  o  MAPI - Ministério de Apoio a Pastores e Igreja, organizou um Grupo de Trabalho para pensar sobre a formação de Equipes Pastorais nas Igrejas. O Grupo de Trabalho foi coordenado pelos pastores, David Kornfield (MAPI)e Marinho Soares(Ig. Metodista  livre de Cuiba-MT)  A Equipe foi composta pelos pastores Deonisio A. Santos (Vilhena-RO) Vanderlucio L. Nascimento(Vilhena-RO), Valdeni Morais ( Vilhena-RO), Jose Drailton, (Cuiaba-MT), Amilton Schoenknet (MT), Silvio Noel, (MT) Edmilson C. Carmo (MT), Jairo  A. Teixeira (CE) e Vandeir (MT).
O Grupo trabalhou o conceito de equipe e preparou o grupo para ajudar os pastores a melhorar suas equipes pastorais nas igrejas locais. A definição de uma equipe pastoral; é o núcleo de liderança da igreja local  que; “vivencia a visão da igreja, pastoreando e equipando os membros para fazerem o mesmo”.  Com algumas exceções, a cultura brasileira, como a cultura evangélica, eleva o conceito do líder forte, o “coronel” e se opõe ao conceito do colegiado, de equipe. O termo “equipe” tem se tornado popular, mas as igrejas que começaram a usar o termo tendem a manter a cultura velha com um novo nome. No fundo, nada mudou. Missões tem uma tendência maior de usar o termo, mas ainda sem experimentar muito da realidade dele. A mudança de um modelo pastor-cêntrico (e egocêntrico) para um modelo de verdadeira equipe demora e dificilmente acontece sem algumas crises.
A mudança de um modelo pastor-cêntrico (e egocêntrico) para um modelo de verdadeira equipe demora e dificilmente acontece sem algumas crises. Mudança de paradigma não é fácil. O processo pode demorar uns 3-5 anos para não ser traumático. A cultura da igreja muda junto com a mudança no estilo de liderança. Se torna mais participativo, decentralizado e baseado nas pessoas serem ministros realizados no uso de seus dons. 
As palavras que John Maxwell falou em 2008, em uma palestra no Brasil, “O trabalho em equipe faz os sonhos se tornarem uma realidade.  Na década de 80 o foco da literatura para empresários era sobre administração – com a pressuposição que as coisas não mudam muito; na década de 90 foi sobre liderança – com a pressuposição que as coisas mudam muito. De 2000 para frente o foco é em liderança de equipes.” Vemos que a equipe é chave para o processo de crescimento pessoal e ministerial.
Esta visão é demonstrada na própria natureza da Trindade (Gn 1.26).  Uma reflexão sobre a Trindade pode gerar princípios importantes quanto a equipes.
A visão que estava no coração de Deus é apresentada na criação do homem e da mulher (Gn 1.27, 28; 2.18; 2.24).  Uma reflexão sobre a criação do homem - macho e fêmea – também pode ilustrar princípios valiosos quanto a equipes.
Momento de oração
visão que estava no coração de Deus é apresentada na criação do homem e da mulher (Gn 1.27, 28; 2.18; 2.24).  Uma reflexão sobre a criação do homem - macho e fêmea – também pode ilustrar princípios valiosos quanto a equipes.
Moisés e Arão (Êx 4.10-16), Moisés, Arão e Miriã (Êx 15.20; Nm 12.1-16).
A visão de Jesus  - Trabalhando em equipe com o Pai e Espírito Santo (Jo 5.19; 8.47; 14.25, 26; 16.7-15), As equipes de Jesus: Os Doze (Mc 3.14; Lc 6.12-13); Os Três (Mt 17.1-13),  Enviando equipes missionárias de dois em dois: Os Doze (Mt 10); Os Setenta (Lc 10)
A visão na Igreja Primitiva - Os Doze (At 1.13; 2.14, 43; 5.12, 29; 6.2), Os Sete (At 6.1-7),  Pedro prestando contas quanto a pregar o evangelho para os Gentios (At 11.2-4, 11-12, 18), não agindo de forma independente. Barnabé e Paulo (At 9.26, 27; 11.25-26; 13.1, 2, 7). Os Cinco (At 13.1) (David Kornfield)
Cada pasotor saiu do encontro com o firme proposito de investir na sua equipe pastoral e na medida do possivel ajudar os demais pastores de sua cidade e Região a equipar sua equipe pastoral. Ficou agendado um Retiro para treinamento de lideres de equipe pastoral em Vilhena nos dias 24 e 25 de agosto, com o Pr Marinho (MAPI).
Momento de estudos
Este seminário é para equipes de ministério que andam juntos e querem aprimorar sua habilidade de funcionar em equipes.  Trabalha com oito características de uma equipe de alto rendimento, ajudando a equipe se avaliar nessas áreas e escolher uma ou duas onde querem amadurecer.  Encerra com a equipe desenvolver um plano de ação de como crescer nessas áreas.  Se baseia no livro de David Kornfield, Equipes de Ministério que Mudam o Mundo, Ed. Vida.  Ministramos este seminário em 12-14 horas no final de semana, sexta a noite e sabado.  




Rev Deonisio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares