sábado, 20 de abril de 2013

PLANO DE AULA - ESCOLA DOMINICAL




Capacitando Discipulos/as

A Escola Bíblica Dominical está em um novo tempo, sendo moldada por Deus para ser uma agencia missionária capacitadora de discípulos e discípulas de Cristo. A partir de maio, as ministrações serão modulares, em cursos que terão a duração de dois meses e meio, com professores bem preparados que assumiram esse novo desafio.
No núcleo Jovem/adulto, temos sempre quatro eixos que formaram uma turma cada um, sendo: Biblia, Doutrina, Missão e comportamento. Neste primeiro período as ministrações respectivamente são: “Panorama Geral da Bíblia”, “Fundamentos Básicos da fé”, “Desenvolvimento Vocacional” e “Caráter Cristão”, cujo plano dos cursos segue abaixo.
Todos os Jovens e adultos, alunos da EBD, devem inscrever-se em um desses cursos oferecidos, sendo as turmas limitadas a 20 pessoas

Plano do Curso:
I-        PANORAMA GERAL DA BÍBLIA
Objetivo:
Oferecer  ao/a discípulo/a um conhecimento geral da Bíblia: sua organização, contexto e mensagem. Nesse curso, visa-se ser uma introdução para um aprofundamento ao Antigo e Novo Testamento, temas que serão abordados nos próximos módulos. Sempre com a visão de capacitação para a missão.
Desenvolvimento
Aulas dinâmicas e interativas que possibilitarão tirar as duvidas que ainda persistam entre os discípulos/as.  Todo conteúdo exposto em slides de maneira simples, mas eficaz.
Temas principais
1.     Visão geral da bíblia
2.    Visão geral do Antigo testamento
3.    Visão geral do Novo testamento
Facilitador: Pr. Fábio Cachone dos Santos

II-     FUNDAMENTOS BÁSICOS DA FÉ
Objetivo:
Proporcionar aos discípulos/as o conhecimento dos principais fundamentos da fé cristã-metodista. Esse curso é focado principalmente aquelas pessoas que estão caminhando na fé a pouco tempo e/ou aqueles que sentem que carecem de um melhor embasamento das verdades bíblicas e consolidação de sua fé teórica.
Desenvolvimento
Aulas dinâmicas e interativas que permitirão suprir suas indagações e conceituarão os/as novos/as discípulos/as no sentido da sua fé em Jesus e no que significa ser um/a Metodista.
Temas principais
1.     O que é ser um Cristão?
2.    O que significa ser um Metodista
Facilitador: Milton Júnior

III-   DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL
Objetivo:
Auxiliar o/a discípulo/a descobrir e desenvolver seus dons e ministério, pondo-os em serviço do Reino de Deus. Evidenciando a visão da bíblia e da Igreja de que cada membro é um ministro/a.
Desenvolvimento
Aulas dinâmicas e interativas que conceituarão o sentido de ser Igreja e como poderão os discípulos/as servirem melhor dentro deste contexto. O diferencial é que em cada estágio do curso os dissentes preencherão formulários de testes que ajudarão a elucidar qual realmente é sua vocação.
Temas principais
1.     O que é igreja?
2.    Entendendo meu dom
3.    Como posso ser útil
4.    Sendo aperfeiçoado em meu dom
Facilitadora: Daiane Santos


IV-     CARÁTER CRISTÃO
Objetivo:
O objetivo do seminário é discutir os principais fatores que contribuem positivo ou negativamente na formação do caráter CRISTÃO. Apresentaremos imperativos essenciais, à luz da palavra de DEUS, que caracterizam a fidelidade a CRISTO levando-o a uma vida de obediência. Refletiremos também a qualidade de vida do cristão? Por que há tanta mediocridade no CARÁTER condutivo na vida de muitos cristãos? Quais as mudanças morais e sociais que o evangelho deve produzir na vida do cristão? Porque é tão fraca a influência da igreja na sociedade? Estes e outros questionamentos serão tópicos reflexivos desenvolvidos como orientações e ensinamentos bíblicos nos quais a nossa conduta cristã precisa estar firmada numa fé genuína e coligada ao caráter de CRISTO.
Desenvolvimento
As aulas serão dinâmicas e interativas e conceituarão o sentido da prática cristã. As lições serão desenvolvidas buscando uma linguagem simples e entendível. A bíblia será a principal fonte de pesquisa em consonância a questões seculares atuais como: fontes, dados e informações complementares. Em nossa prática didática relacionaremos as mensagens e os desafios ao cotidiano dos matriculados, incentivando-os a colocar em pratica as lições apreendidas despertando-os para a ação, no sentido de concretizar os objetivos do estudo.
Temas principais:
1. O ponto fraco de cada CRISTÃO;
2. Os desafios no exercício da SANTIFICAÇÃO;
3. A autenticidade da FÉ que professamos;
4. A prática do AMOR em todas as áreas da vida;
5. O cristão e a prática na PALAVRA;
6. O CRISTÃO x novidades, modismos e controvérsias.

Facilitador: Edinaldo Flausino Matos

Ore e Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares