domingo, 14 de abril de 2013

SER PASTOR(a)

À luz da Caminhada para Emaús – Lucas 24.13-35 
Ser pastor é se colocar no caminho dos outros para ser apoio, estímulo, encorajamento e consolo...“Jesus se aproximou e ia com eles”. 
Ser pastor é se aproximar das pessoas e ouvir suas histórias, seus sentimentos e suas aventuras.“O que é isto que vos preocupa?”. 
Ser pastor é perguntar, é dialogar sobre as questões da vida e sobre os acontecimentos que alcançam a vivência das pessoas. “Quais?”. 
Ser pastor é ajudar na compreensão acerca dos valores do Evangelho e dos desafios que a vida cristã confere aos que foram alcançados pela graça de Deus...“Ó néscios e tardos de coração para compreenderem o que os profetas anunciaram”. 
Ser pastor é perceber a emotividade que marca a vivência do ser humano, é enxergar as mazelas da vida para com ternura e amor promover a superação pela força da fé e da convivência. “Expunha-lhes o que constava em todas as Escrituras”. 
Ser pastor é ajudar as pessoas a terem atitudes espontâneas, autônomas, emancipadas, libertas, transformadoras, conscientes e convictas. “Fica conosco, pois é tarde...”. 
Ser pastor é estar com as pessoas em seus ambientes de vida, em suas casas, com seus familiares, no contexto histórico, cultural, social, econômico, político e se inserir nesta realidade para conhecer e ser conhecido... “E entrou para ficar com eles”. 
Ser pastor é partilhar o pão, a fé, a esperança, a justiça, a solidariedade, a novidade que o Evangelho desperta a cada novo dia. “Tomando ele o pão, abençoou-o...”. 
Ser pastor é encorajar para o compromisso e o comprometimento... “Voltaram para Jerusalém”. 
Ser pastor, neste sentido, é sair da mesmice, da estagnação... “Foi por eles reconhecido no partir do pão”. 
Ser pastor é partilhar, é conviver... Tão somente partilhar e conviver. “Então Jesus lhes disse: eis que estou convosco”. Bispo Emérito - Josué Adam Lazier 
2º Domingo de Abril - Dia do/a Pastor/a Metodista 
PARABÉNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares