quarta-feira, 24 de julho de 2013

EBD – ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL VIVE NOVO MOMENTO




John Wesley iniciou estudos bíblicos dominicais em Savannah, Geórgia, em 1737. Entre 1763 e 1769, Hannah Ball Moore, uma senhora Metodista começou estudos bíblicos dominicais em sua própria casa e, a partir de 1769, nas dependências da Igreja (Anglicana) High Wycombe.
John Wesley (1703-1791) também foi uma grande força por detrás da propagação do Movimento de Escola Dominical. Ele chegou a dizer que “encontro estas escolas aonde quer que eu vá”. Essa declaração foi publicada no Diário de Gloucester em julho de 1784. A Igreja Metodista da Inglaterra, fundada após sua morte, deve muito de seu fenomenal crescimento às Escolas Dominicais das Sociedades Metodistas da Igreja da Inglaterra, estabelecidas por Wesley, entre outros, na Inglaterra e nos Estados Unidos.
A Igreja Metodista trouxe a Escola Dominical para o Brasil.

Em 1836, o Rev. Justin Spaulding organizou no Rio de Janeiro, entre estrangeiros, uma congregação com cerca de 40 pessoas e em junho abriu uma Escola Dominical com trinta alunos, dos quais alguns eram brasileiros, ensinados na sua própria língua. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Dominical - Veja mais sobre a EBD em http://ed.metodista.org.br/

A Escola Dominical, sempre muito forte e presente na Igreja Metodista em Vilhena, acabou se tornando, até pouco tempo, obsoleta, desgastada, quase caminhado para o arremate. A partir da nova dinâmica introduzida pelo Pr. Fábio Cachone, ela deu um salto grandioso e hoje conta com 198 alunos matriculados (21/07/2013), e tem se tornado, a cada dia, instrumento de aperfeiçoamento para os Metodistas na obra de Deus e na edificação de um caráter de Cristo.
Em entrevista com Pr. Fábio, ele nos contou um pouco como funciona essa nova dinâmica.
Como nasceu essa nova visão para a EBD?
Rev. Fábio (imagem de arquivo)
Pr. Fábio - A Escola Bíblica Dominical (EBD), sempre foi a principal agência de formação Cristã da Igreja e, consequentemente da Igreja Metodista. Contudo, era notório que ela andava desgastada por vários motivos, entre eles, o comportamento atual que as pessoas estão tendo, privilegiando o trabalho e o lazer. Nessa lógica a EBD, aos domingos pela manhã acaba concorrendo com essa tendência.
O Discipulado é o carro-chefe da Igreja Metodista, e não faz sentido nenhum, que nesse tempo de aprendizado e prática, a EBD seja relegada ao descaso. Desta forma, aqui na Igreja Metodista em Vilhena, buscamos apresentar um formato, bem elaborado e atrativo, que não seja apenas mais um evento da Igreja, mas sim, um ambiente de aprendizado que ofereça subsídios suficientes para o cumprimento pessoal e coletivo da missão e discipulado.
Ao final desta primeira etapa, os números e as avaliações comprovam que as pessoas de nossa comunidade tem preferido abrir mão de dormir até mais tarde, para serem aperfeiçoados como discípulos/as, e fazem isso com absoluta alegria. São 190 matriculados considerando apenas a Igreja central.

Como funciona a EBD?
Pr. Fábio - A EBD da Igreja Metodista em Vilhena é organizada em três núcleos: Infantil, Adolescentes e Jovem/Adulto.
O núcleo Infantil, atualmente, funciona em três turmas segundo a faixa etária de aprendizado das crianças. Seu plano de aula é pensado para dois anos: no primeiro as crianças aprendem sobre os personagens do Antigo Testamento e no segundo, os Personagens do Novo Testamento. Nesse plano, uma criança que desde bebê, frequenta a EBD, passará pela Bíblia três vezes, e com 10 anos de idade terá um bom conhecimento da palavra de Deus. O material e as atividades neste núcleo é confeccionado/organizado pelo próprio Ministério de Educação Cristã. As Revistas de EBD da Igreja Metodista Nacional são inseridas dentro desse processo.
O núcleo Adolescente tem por enquanto, uma única sala. O nosso alvo é ter duas para o próximo ano. O foco é desenvolver nos nossos juvenis conceitos Cristão/Metodista, a partir de temas atuais que são assuntos desta faixa etária. Neste caso, não há um plano sistemático. Identificam-se as dúvidas e anseios do grupo, buscando saciá-las na palavra de Deus. Vivemos hoje, o melhor desenvolvimento de aula, na história de nossa igreja com os adolescentes.
No núcleo Jovem/Adulto, aconteceu a mais significante mudança na EBD. Em vez de duas salas, organizada por faixa etária, temos agora quatro, identificada por assunto, em módulos de aproximadamente dois meses e meio. São quatro eixos, Bíblia (capacitação), Doutrina (consolidação), Missão (despertamento vocacional) e Comportamento (maturidade cristã). A cada início de módulo os jovens e adultos alunos da EBD optam e inscrevem-se em uma das matérias oferecidas, sendo diplomada ao final do ciclo. Ao todo, em um ano, ocorrem três módulos. Uma vez por mês, adolescentes, jovens e adultos, unem-se em uma única classe onde o assunto da palestra é Relacionamento Familiar.

Qual o objetivo a ser alcançado com essa nova metodologia abordada?
Pr. Fábio - O objetivo principal neste instante é possibilitar a maior participação dos discípulos no ambiente de aula, consequentemente, potencializando o aprendizado e satisfação em vivenciar a EBD.
No caso específico do núcleo jovem/adulto estávamos tendo classe com 80 pessoas, o que dificultava a participação dos dissentes. Além disso, em um grupo completamente heterogênico, em todos os sentidos, haviam várias necessidades a serem supridas. Nesta nova metodologia, comprovadamente, temos assuntos próximos a cada pessoa, e o diálogo como ferramenta de educação.
Mas é importante frisar que estamos apenas no começo de um processo que não deve ter fim. Nosso sonho é que todas as salas estejam plenamente equipadas, em um parâmetro de excelência, segundo cada faixa etária. Ainda, que os professores/as tenham totais condições de exercer a vocação que lhes é confiada por Deus, com seus talentos e satisfação.
Temos ainda outros desafios, como por exemplo, implantar parte deste mesmo método em nossas congregações de Cerejeiras, Cascalheiras e Centro Comunitário Metodista. Ressaltando que ainda há necessidades de mais material humano nesse Ministério.
Em médio prazo, temos como alvo ter 250 matriculados na EBD e média de 200 alunos por domingo.

João Paulo (Aluno EBD)
“As aulas ficaram mais dinâmicas, os conteúdos se expandiram não focando somente em um tema, mas dando a oportunidade para os alunos escolherem o que querem e precisam aprender na sua atual necessidade.
A EBD tem expandido meus conhecimentos, abrindo meus olhos para ver que sempre precisamos buscar mais o conhecimento da Palavra para não sermos confundidos e enganados nesses tempos que estamos vivenciando, e sem dizer que quanto mais você procura o conhecimento e se aprofunda nele Deus pode te usar mais e mais.” João Paulo, (Aluno do Núcleo Jovens/Adultos)

Dayane Santos (Professora EBD)
“Para mim o novo formato da EBD está sendo muito bom, pois, temos a oportunidade de escolher um tema que nos identificamos podendo nos aprofundar no assunto apresentado. O fato de ter poucos alunos em cada curso nos dá mais liberdade de expormos nosso ponto de vista a respeito do tema ensinado.
A experiência de ministrar as aulas do módulo de Desenvolvimento Vocacional foi tremenda, pois, foi um tempo de dedicação e total dependência de DEUS. Me sinto privilegiada em poder servir ao Senhor na obra de DEUS fazendo algo em que tenho muito prazer que é a comunhão com os irmãos/as e a oportunidade de aprendermos e crescermos juntos.” Dayane Santos (Facilitadora do Módulo Desenvolvimento Vocacional)

Em pesquisa realizada nas turmas da EBD em 30/06/13, destaca-se a aprovação e aproveitamento desse novo formato de aulas:
-Novo formato: 100%;
-Conteúdo das aulas (bom/ótimo): 98%;
-Professores (bom/ótimo): 98%.
E principais comentários e sugestões dos alunos:
              -“Mais tempo de aula”;
              -“Avaliação para os alunos: Provas”;
              -“Mais participação dos/as Discípulos/as.

E para o segundo módulo, que terá início no dia 04 de agosto, os novos cursos serão:
1.    Bíblia: Antigo testamento;
2.    Doutrina: Fundamentos Básicos da Fé;
3.    Missão: Desenvolvimento da Missão;
4.    Comportamento: Transformação da Alma.
Lucas Cachone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares