terça-feira, 19 de março de 2013

Resumo Executivo do Retiro do G20 20-22/2/2013




Os 18 participantes do Encontro da Aliança Brasileira de Pastoreio de Pastores (ABPP) representaram 13 denominações ou organizações comprometidas com o pastoreio de pastores (pdp). Os pontos altos do retiro incluíram:
1.    A consulta nacional de líderes denominacionais para o pastoreio de pastores (pdp) será no 10 a 13/9/2013, com a primeira sessão às 16h30m, encerrando com o almoço às 13h, do dia 13. Haverá uma trilha de planejamento para grupos que quiserem iniciar projetos de pdp e uma trilha de aprofundamento para afinar projetos em andamento e ganhar mais ferramentas, modelos e visão, com base no princípio do ferro afiando ferro (Pv. 27:17)
2.    Apoio financeiro à Aliança Brasileira. A maioria dos participantes pretende fazer uma oferta de um salário mínimo anual à ABPP.
3.    Critérios para ser membro do G20. Definimos quatro critérios: ter um projeto de pdp; dar de seu tempo; apoiar financeiramente e dar pelo menos um dia anual ao serviço da Aliança, seja através de um retiro, consulta, seminário ou clínica de pdp.
4.    Meditações bíblicas: Os temas foram a solidão de Elias (Ildo Melo); o discipulado (Elmiro de Oliveira); Lições do trabalho lado a lado de Neemias 3 (Josadak Lima) e as palavras de um pastor para outros pastores em 1 Pedro 5 (o grupo todo).  Após cada mensagem tivemos um tempo de aplicação e oração em grupos pequenos.
5.      Temas de interesse: trabalhamos temas que surgiram no grupo: as cinco fases de mudanças saudáveis, como motivar pastores a aderirem; como levantar facilitadores pastores de pastores, e como capacitar multiplicadores de grupos de pastoreio de pastores.
6.    Resultados da pesquisa dos participantes no Encontrão de pastores de pastores em setembro de 2012. Os pontos sobressalentes incluem:
A.     A Aliança tem uma boa diversidade de modelos de pdp: individual (22%), grupo pequeno (33%) e grupo maior (45%).
B.     Existe grande diversidade na frequência do pdp: semanal (20%), quinzenal (30%) e mensal (43%).
C.     O formato também é diverso com cuidado pastoral sendo o carro chefe (80%) e a metade das pessoas tendo mais uma expressão de pdp: assessoria, ouvindo a Deus ou o estudo sistemático de um tema.
D.     A grande maioria (92%) está empolgada quanto a investir mais tempo no pdp como também investir tempo no pdp a favor da Aliança, ou seja: fora de seu próprio grupo.
E.      As três áreas que os participantes enxergam como os maiores obstáculos ao pdp são dificuldade de confiar em outros (88%), falta de tempo (68%), e falta de motivação ou tempo (49%).
F.      As três áreas onde os participantes mais gostariam de ver crescimento são 1) seus casamentos e famílias (38%), retiros (29%) e a mentoria (25%).
G.     As três principais áreas onde os participantes queriam ver a Aliança focar são a capacitação de mentores (18%), consultas de aprofundamento (17%) e o Encontrão para pastores(as) de pastores(as) (17%).
H.     Quase todos os participantes (98%) querem participar na consulta de 10-13 de setembro. Quase dois terços (64%) indicaram uma preferência por três dias ao invés de dois.
A grande maioria dos participantes (90%) quer apoiar a Aliança financeiramente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares