domingo, 16 de março de 2014

Escola Dominical Especial de Aniversário



Pastor Héder.
           Na Escola Bíblica Dominical deste domingo, 16, Pastor Héder do Paraná trouxe uma mensagem aos alunos sobre o amor que devemos ter pelo próximo. O texto base da ministração foi Lucas 10:30-37:
30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
          Nestes 25 anos de história metodista em Vilhena, o que temos construído? 25 anos de instituição ou 25 anos de hospedaria?
        Jericó pode ser visto como símbolo de maldição, assim como o mundo e os costumes seculares e Jerusalém como símbolo de bênção, assim como a casa de Deus. Muitos crentes saem da região da bênção para observarem Jericó, e acabam sendo amaldiçoados. Muitas pessoas cumprem seus compromissos financeiros com todos... com o chefe, nas lojas, no entanto, roubam de Deus, ou seja, preferem investir seu dinheiro em Jericó do que em Jerusalém, e se permitem serem amaldiçoados.
         Na passagem do bom Samaritano, vemos que o homem que foi espancada descia de Jerusalém para Jericó, ou seja, deixava sua bênção para se achegar a maldição. Mas Deus teve misericórdia deste homem e usou o Samaritano para ajudá-lo.
        Muitas vezes olhamos todas as situações pela ótica negativa. O Samaritano poderia ter visto o homem ferido como “meio morto” e ter passado direto sem ajudá-lo, no entanto, esse homem foi visto pelo Samaritano como “meio vivo”, e Deus encheu seu coração de compaixão. É assim que devemos olhar nosso próximo... Nosso marido, nosso vizinho, nosso colega de trabalho... todos estão “meio vivos” e podem ser salvos.  
       A igreja não deve se comporto enquanto Instituição, se prendendo a Atas, Regimentos, Documentos, palavras difíceis de se compreender, competições para liderança... O metodismo quando surgia, ainda não conhecido por este nome, foi um movimento para transformar a sociedade, lutar pelas questões sociais, pela qualidade de vida do povo, pela santificação, porém, com o passar do tempo, esse ideal foi se perdendo, e hoje, muitas vezes somos totalmente Instituição, quando deveríamos  ser hospedaria, ou seja, local onde as pessoas são bem tratadas, curadas, restauradas, alimentadas, assim como o homem relatado em Lucas 10 foi. A igreja deve ser um lugar onde “bons samaritanos”, que seguem o caminho Deus, veem o próximo como “meio vivo” e investem em suas vidas.
                                                                                                                      PATRÍCIA MAGALHÃES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares